segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Argumentos sobre a Existência de Deus


Algumas pessoas questionam o valor dos argumentos sobre a existência de Deus. O Salmista proclama:

"Diz o insensato no seu coração: Não há Deus"
(Salmo 14:1a).



O livro de Salmos declara, para conforto de todos os tementes a Deus:
"Os céus manifestam a glória de Deus, e o firmamento anuncia
a obra das suas mãos." (Sl 19:1)
Notamos que toda a Escritura sustenta a existência de uma Teologia natural, apontando para a existência de um criador poderoso. Existem 4 argumentos básicos sobre a existência de Deus:

1º - O argumento da razão:
I - A primeira etapa deste argumento é o de "causa e efeito". Ao nosso redor existem efeitos, tais como: "matéria e movimento". Há três alternativas de explicação para a realidade "matéria-movimento":
a) Existem eternamente
b) Surgiram do nada
c) Foram causados

a) Tudo existe eternamente?
Não é provável que o universo tenha existido eternamente, pois as evidências indicam que o universo está se desgastando. De acordo com as leis da termodinâmica, o sol e as estrelas estão perdendo energia em considerável proporção. Se existissem desde a eternidade, já teriam se esgotado. Os estudos espectrográficos das estrelas, mostram que todos os corpos estão viajando para fora à partir do centro, indicando um começo.

b) Tudo surgiu do nada?
Dizer que a matéria e o movimento surgiram do nada é uma contradição; pois do nada, nada surge.

c) Foram causados?
A explicação mais razoável, é que a matéria e o movimento foram criados num ponto do tempo. Ainda não se sabe quando, porém se conclui pelas recentes descobertas científicas, em diferentes áreas, que a evolução é uma teoria já ultrapassada.

II - A segunda etapa deste argumento é a realidade de que o homem possui um conhecimento inato de Deus. Isso é evidente pela crença universal num ser supremo de algum tipo. Não existe em toda a Terra, nenhuma tribo ou povo que não acredite em um ser superior. "O homem é incurávelmente religioso"; afirma a antropologia. A crença em Deus é um pensamento intuitivo-racional. Esse argumento baseia-se nas idéias abstratas necessárias da mente humana, que lhe vem inevitávelmente à consciência a medida que a mente se desenvolve em suas relações com o mundo, em qualquer cultura.

Até mesmo o ateu, que nega a existência de Deus, demonstra que é confrontado com a idéia de Deus e deve de algum modo posicionar-se a respeito. Ao ateu só resta negá-lo, porém não poderá jamais provar sua não-existência; nem racionalmente, nem científicamente.

2º - O argumento Cosmológico (da natureza): este argumento parte do ponto que existe um propósito designado para tudo na natureza. O universo em toda parte, manifesta um movimento preciso e ordenado. Todas as coisas parecem fazer parte de um mesmo equilíbrio. A Terra está inclinada em seu eixo em direção ao sol de forma tão perfeita, estabelecendo assim as quatro diferentes estações, e a melhor distribuição possível de luz e calor durante todo o ano. Ventos e correntes marítimas suprem ar condicionado e linhas costeiras aquecidas. A composição química da atmosfera se acha em um equilíbrio ideal para a vida vegetal e animal. A natureza mostra em seu equilíbrio que existe um propósito, um desígnio na criação; que se verifica na sua perfeita ordem. Isso indica a existência de um ser inteligente, que teria planejado o universo antes de tê-lo feito. Até mesmo o filósofo ateu Voltaire interessou-se por este argumento.

Será possível que um ser pensante, inteligente e racional, pode crer que um processo impessoal trouxe existência à este maravilhoso úniverso?


3º - O argumento da História: este argumento apóia-se sobre o alicerce da divina providência. Os estudantes de História, a não ser que sejam cegos ou parciais, conhecem a obra da divina providência através dos acontecimentos históricos. Deus não causa um evento individual, embora o possa pois é Deus, contudo respeita leis espirituais dadas por Ele ao homem, como a do livre arbítrio. O homem é um agente moral livre, e gosta de viver assim. Até certo ponto não há problemas com esta lei espiritual; o problema porém está, quando o homem como agente moral livre, despreza princípios e valores deixados por Deus, como: o amor, a vida e a fé. Por isso, Deus está no controle de todos os eventos, respeitando a livre escolha humana e aplicando a sua justiça, dia após dia. Aquele que estuda a Bíblia em conjunto com a História, perceberá a ação de Deus na história humana; o cumprimento histórico de profecias bíblicas sobre diversas nações, sobre grandes personagens (como Alexandre o Grande) e sobre o nascimento de Jesus Cristo.

4º - O argumento da alma humana: Este argumento divide-se em duas partes:
I- A imagem de Deus no homem (Col.3:10)
II - A natureza moral de Deus no homem (Rom.2:15)
As Escrituras declaram que o homem foi criado á imagem de Deus. Um Deus pessoal, auto-existente, cria o homem à sua semelhança; o fazendo responsável por sua conduta e atitudes, assim como Ele é.

A consciência inata do bem e do mal, e a necessidade de se fazer o bem e de se evitar o mal. Essa consciência moral é de um imperativo categórico: isto é, torna o homem indesculpável diante do bem e do mal. Esse caráter moral do homem se reflete no seu convívio social em qualquer cultura, onde ele cria normas e também sabe que há normas morais a serem obedecidas. O homem também sabe que neste mundo, o bem e o mal não são proporcionalmente retribuídos. Tal desiquilíbrio demanda um ajuste futuro, por isso o homem crê na justiça de Deus, e espera por ela.



O filósofo Kant partiu deste imperativo categórico, e deduziu a existência de Deus. "Para mim, este é o melhor dos argumentos."














3 comentários:

  1. muito bom, que Deus abençõe a vida de vocês

    ResponderExcluir
  2. Entao neh minha amiga, ja que eh assim eu me obrigo a virar uma intercessora tua... bjs Deus te abencoe.
    Gisela.

    ResponderExcluir
  3. Parabén amiga pelo seu blog, ficou muito bonito!!!
    Bjs 1000.

    ResponderExcluir