terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Bíblia é a Palavra de Deus?



Para que a Bíblia seja considerada infalível, inerrante e Palavra de Deus ao homem, é necessário que ela passe por um processo de reconhecimento de autenticidade através do método científico chamado "Crítica Histórica".
Este método científico é usado para descobrir em que época um documento foi escrito e quem foi seu autor, atestando assim sua autenticidade ou não. Para isso, usa-se dois critérios: o critério Interno e o critério Externo.
O critério interno é extraído da análise da própria obra, analisando seu conteúdo, se os fatos narrados são dignos de crédito (ou seja, se não não ficctícios e tem fundamento histórico), investigando costumes da época, investigando se os personagens citados realmente existiram e se aspectos geográficos citados realmente correspondem à realidade citada. Para isso, se dispõe de recursos de duas ciências importantes: a História e a Arqueologia.
O critério externo é baseado no testemunho de escritores contemporâneos à obra, formando uma corrente de tradição contínua, que parte de nossa época recuando até a época em que a obra foi produzida. Este trabalho chama-se também Crítica Textual.
Nestes dois critérios, a Bíblia já demostrou ser aprovada cientificamente como um documento autêntico, infalível e verdadeiro. Não é um livro de fábulas e lendas, como muitos não-estudiosos mal informados alegam. Mas um livro de exatidão inquestionável, confirmado cinetificamente pela História e até hoje pela Arqueologia em suas descobertas.
Para ilustrar esta verdade, você poderá conhecer alguns (somente alguns) fatos bíblicos históricamente comprovados. Estarão com o título "Inerrância Bíblica" seguida de seu número de ordem.
Boa Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário